sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uma dica as mulheres : Jantar a dois


Um jantar romântico é uma ótima oportunidade de demonstrar o quanto amamos e valorizamos nosso cônjuge. Alguns ingredientes são indispensáveis nesse jantar: um coração apaixonado, um punhado de criatividade e uma pitada de bom humor.
O que tornará esse momento especial e singular será a sua disposição de demonstrar afeto.
Um ambiente aconchegante e decorado proporciona um sentimento de acolhimento e bem-estar. Quem é surpreendido com esse cenário pode pensar: nossa tudo isso para mim! E como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, resumindo, você começará sua noite com o pé direito.
Algumas dicas para o jantar:
  • Um ambiente à luz de velas combinaria perfeitamente para essa ocasião especial, lembrando que o mais adequado seriam velas altas para que a iluminação venha de cima. As velas para o jantar nunca devem ser perfumadas, porque pode interferir na percepção do sabor do alimento.
  • A mesa é o ponto central na ornamentação de um jantar, por isso, use a sua criatividade para decorá-la da melhor forma possível. Arranjos de flores devem estar em vasos bem altos, ou em vasos pequenos para não atrapalhar a visão um do outro. Uma sugestão são pétalas de rosas sobre a mesa, o que produz um ótimo resultado.
  • Os talheres e pratos também contribuem para a harmonia da mesa. Os garfos devem estar do lado esquerdo do prato, facas e colheres do lado direito, próximos do copo. Mas esta regra de etiqueta pode dar lugar a sua criatividade, afinal, o importante é criar algo diferente e especial dos jantares convencionais.
O que preparar para o jantar? Espera-se algo especial, diferente do dia-a- dia, mas ao mesmo tempo é preciso tomar cuidado, alimentos exóticos demais podem até dar um charme ao prato, mas corre-se o risco de não serem apreciados.
O ideal é que sejam pratos leves, pois nunca se sabe que emoções podem surgir após um jantar desses. Prefira refeições que não deixem um cheiro muito forte na casa e nas mãos. Alho e cebola, por exemplo, devem ser usados com moderação, pois ficar cheirando alho a noite toda pode atrapalhar o romance.
A alguns alimentos são atribuídas propriedades afrodisíacas. Uma das explicações dadas é por se assemelharem a partes do corpo, como é o caso do pepino, aspargo e banana que lembram o membro fálico ou figo lembrando a anatomia feminina. Mas nem tudo é fantasia, ingredientes como catuaba, cacau, tomate, alecrim, hortelã e ginseng contêm feniletilamina, o mesmo neurotransmissor que é liberado durante o ato sexual, sendo responsável pela sensação de prazer.
Algumas pesquisas demonstram que o consumo de chocolate libera endorfinas e cria uma sensação de bem-estar além de ser fonte de feniletilamina, o que explica a sensação de prazer ao saboreá-lo. Porém, depois de uma ou duas horas, esse efeito passa, e a pessoa começa a ficar com vontade de comer outro chocolate. É daí que vem o vício. Uma lenda relacionada ao chocolate é a do Imperador Montezuma que consumia chocolate quente aromatizado com baunilha e outras especiarias antes de entrar em seu harém - de quase 600 mulheres!... Esse fato levou à crença de que o chocolate fosse um afrodisíaco.
Existem estudos que relacionam os alimentos ao humor, ingrediente importante para um jantar romântico. Pesquisas citam vitaminas como o ácido fólico, presente no feijão e nos vegetais verde-escuros, como espinafre, aspargo e brócolis; a tiamina, encontrada no germe de trigo, gema de ovo e grãos integrais; e a vitamina E, presente nos óleos vegetais, nozes, amendoim, germe de trigo, gema de ovo e vegetais de cor verde.
Os aminoácidos encontrados nos feijões, cereais, castanhas, ovos, dentre outros ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso. Os ácidos graxos essenciais são importantes na síntese de neurotransmissores e podem ser encontrados no óleo de linhaça, no azeite de oliva, nas nozes e peixes. Já o açúcar dá apenas uma sensação momentânea de bem-estar.
De fato o que se sabe, com certeza, é que uma alimentação equilibrada que prestigie todos os nutrientes promove o bom funcionamento do corpo, proporcionando ao indivíduo desfrutar de todos os prazeres da vida.
A sugestão para o jantar seria de pratos leves e nutritivos. Saladas, sopas ou massa seriam opções consideradas. O mais importante para que um prato se torne afrodisíaco é que tenha uma boa aparência, um bom cheiro e um sabor agradável, estimulando os sentidos.
O que beber no jantar? O ideal é não tomar líquidos nas refeições, pois dificulta o processo digestório. Mas se o seu convidado chegar antes da refeição estar pronta, uma boa opção é oferecer água aromatizada com hortelã ou cascas de limão, um suco de uva também cai bem, pois estimula o corpo para o processo da digestão.

Sugestões para o jantar:
Creme de Aspargos
Ingredientes:
-5 aspargos médios, em conserva, picados
-2 colheres de sopa de farinha de trigo
-1xícara (chá) de leite*
-1dente de alho
-2 colheres de sopa de azeite de oliva
-1 caixa (200g) de creme de leite*
-Sal a gosto
*(pode ser substituído pelo de soja)
Modo de Preparo
Bata no liquidificador os aspargos, a farinha de trigo e o leite até obter um creme e reserve. Descasque o alho, corte em lâminas e coloque-o numa panela com o azeite de oliva. Leve ao fogo e refogue até dourar. Incorpore o creme de aspargos e cozinhe, sem parar de mexer, por 8 minutos. Adicione o creme de leite e, assim que ferver, acerte o sal. Retire o creme do fogo, distribua-o nos pratos e, se preferir, decore com pedaços de aspargo e pimenta rosa. Sirva a seguir.
Penne Medterrâneo
Ingredientes:
- 500 gr de penne
- 1 colher de sopa de óleo de soja
- quanto baste de sal
- 2 unidades de tomate
- quanto baste de azeite
- quanto baste de alho
- quanto baste de cebola
- quanto baste de nozes/castanha trituradas
- quanto baste de cebolinha verde
- quanto baste de azeitona verde
- quanto baste de azeitona preta
Modo de Preparo:
Ferva 5 litros de água e depois acrescente o sal, o óleo e o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem que deve ser de 8 a 11 minutos. Escorra e reserve. Não refresque com água fria. Em outra panela, à parte, pique os 2 tomates em cubos, e refogue-os no azeite, adicione sal e temperos de sua preferência, como alho, cebola, cebolinha etc. Após alguns minutos, dê o ponto da sua preferência e acrescente nozes, azeitonas verdes ou pretas. Jogue o molho em cima do macarrão.


Banana Quente
Ingredientes:
- 1 banana nanica por pessoa
- mel a gosto
- canela em pó para polvilhar
- creme de leite light*
*(pode ser substituído pelo de soja)
Modo de Preparo:
Corte uma banana nanica em rodelas e coloque em uma frigideira com o mel, na quantidade que o seu paladar pedir. Aqueça em fogo brando até a banana murchar um pouquinho. Coloque em uma cumbuquinha de sorvete ainda quente, polvilhe com canela e ponha por cima uma colher de sobremesa de creme de leite light.

 fonte: vida a dois

0 comentários:

Postar um comentário