sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


LIBERTOS
PELO PERDÃO

Há umas
semanas atrás estava tomando sol, curtindo o verão que Deus tem nos dado e
estava orando e durante a oração comecei a me lembrar de como é bom
ter o coração livre de mágoas e ressentimentos. Desde criança quando
ouvia sobre perdão, não me preocupava, pois não sentia nenhuma mágoa de
ninguém, nem tinha ressentimento por alguma coisa. Mas ao mesmo tempo, la no
intimo, confesso que tinha curiosidade de como seria ter que perdoar alguém que
lhe causou algum mal. Sempre concordei com o fato de que devemos perdoar ,
porém não conhecia de fato o verdadeiro sentimento que a falta de perdão
pode causar e o sentimento de um coração que perdoou. Esta curiosidade de
criança passou, mas conforme cresci e fui assumindo responsabilidade e me
tornei adulta, uma situação indesejada aconteceu e então me magoei, fiquei
ressentida. Após um tempo, depois de orar pedindo para Deus tirar todo
ressentimento e me dispondo a passar uma borracha em cima do problema, consegui
perdoar e isso me trouxe um grande alivio, minha vida mudou, não carregava mais
aquele peso em mim. E após orar naquele dia de sol, peguei o meu caderno e
comecei escrever sobre PERDAO e o que ele representou na minha vida.
O que é
perdoar?
A palavra
grega traduzida como “perdoar” significa literalmente cancelar ou remir.
Para mim,
o perdão é uma decisão que tomamos seguido de atitude. Até conseguirmos
tomar essa decisão, passamos por um processo. Este processo consiste em achar
que nunca poderemos perdoar, constante indignação com aquele que nos ofendeu ou
nos causou mal. O tempo é um fator crucial, conforme o tempo passa e você ”
esfria a cabeça”, começa repensar sobre o problema e perceber que poderia ter
agido diferente também em algum momento, logo você começa a assumir culpa e não
mais, responsabilizar o outro por tudo. Depois disso, já quebrantado, se
arrepende e pede perdão para Deus, Ele nos perdoa mediante a um verdadeiro
arrependimento e então começa a trabalhar na sua vida de forma a te
ensinar a usar a famosa ” borrachinha”. Esta borrachinha, significa, ir até a
pessoa e pedir perdão e então não se lembrar mais do acontecido com peso, mágoa
ou ressentimento. Por isso entendo como um trabalhar de Deus que nos leva ao
arrependimento o que nos impulsiona a decidir perdoar e então prosseguir a vida
com novas atitudes.
O wikipedia
define o perdão como : O perdão é um processo mental ou espiritual de
cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si
mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou
cessar a exigência de castigo ou restituição.
Quando nos
arrependemos e perdoamos de verdade, o ofendido se esquece, não se lembra mais
do ocorrido com magoa, simplesmente apagamos de nossas memórias, mente e
coração todo o ressentimento. Nos tornamos livres.
” Quem
perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando do assunto
estraga a amizade” Pv 17:9 (Biblia Versão Linguagem de Hoje)
Independente
da gravidade do problema ou circunstancias, é possível perdoar!
O que a
falta de perdão gera em nós?
Sem o perdão
é muito difícil ter um relacionamento saudável com as pessoas e uma vida
verdadeiramente feliz . Pois a falta de perdão nos aprisiona no passado e
nossas emoções e sentimentos se tornam refém disso tudo.
A falta de
perdão bloqueia o andamento de nossas vidas.
Quando se
toca no assunto referente a uma situação onde não houve perdão, automaticamente
toca-se também numa ferida que não foi fechada e cicatrizada, daí vem
discussão, ofensas, ira e mágoa.
A falta de
perdão nos escraviza. Enquanto não perdoamos, não nos libertamos.
Independente
se ofendeu ou foi ofendido, inicie o processo do perdão , não espere pelo
outro.
A falta de
perdão nos mostra quão orgulhosos somos. Todos nós erramos, se eu posso errar,
meu próximo também pode, então não devo julga-lo mal para o resto da minha
vida, lembrando sempre do seu erro e negando-lhe o perdão, porque somos iguais.
Se não
toleramos o erro do nosso próximo, não toleramos nossos próprios erros.
Não podemos
ficar o resto de nossas vidas lamentando. Temos que reagir!
Se não
perdoamos o nosso próximo, como clamar ou reivindicar pelo perdão de Deus?
“Mas, se vós
não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas
ofensas.” Mc 11:26
Suportando-vos
uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra
outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13
Jesus sem
pecado algum, morreu em nosso lugar e perdoou todos os nossos pecados.
O que
seríamos de nós sem o perdão de Jesus, sem sua misericórdia e amor?
Nos dias de
hoje, precisamos clamar por amor e compaixão, pois os corações estão
endurecidos para o perdão.
Então o
senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a
dívida. Mateus 18:27
O perdão
libera no Mundo espiritual as bênçãos e a plenitude de Deus para nossas vidas.
Ore ao
Senhor, se esforce, decida perdoar. Certamente um peso gigantesco deixará de
carregar.
Para
finalizar, deixo uma relato que Jesus usou para nos ensinar sobre o perdão.
“Então
Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão
contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até
sete; mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a
um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer
contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele
com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem
vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele
servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo,
e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão,
soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos
seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o,
dizendo: Paga-me o que me deves.Então o seu companheiro, prostrando-se a seus
pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele,
porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram
declarar ao seu senhor tudo o que se passara.Então o seu senhor, chamando-o à
sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque
me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como
eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos
atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu
Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas
ofensas.” Mateus 18:21 -35


0 comentários:

Postar um comentário