quarta-feira, 20 de maio de 2009

Parceiros de Deus







Vocês concordam comigo que, Deus é o criador e nós somos as criaturas?
Vocês concordam comigo que, Deus é infinito, nós somos a finidade?
Vocês concordam comigo que, Deus é o todo poderoso, nós limitados a tudo?
Vocês concordam comigo que, Deus é eterno, e nós meros seres mortais?
A pergunta principal então é, Deus precisa de nós, ou da nossa ajuda?

Pois é, eu também pesava que Deus precisasse de mim pra coisa alguma.
Mas hoje vamos aprender algo da grandeza de Deus, que apesar da sua auto-independência, decidiu usar-nos para cumprir os seus propósitos neste mundo. Ainda que não precise, decidiu usar o homem como parceiro. Diz Paulo em 1 Coríntios 3:9 "Porque nós somos cooperadores de Deus."
Para realizar os seus poderosos feitos, Deus conta com seus parceiros, e é através desta parceria que Ele tem agido.
Isto é bem real e transparece em várias partes na Bíblia. Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20).
Deus que é onipresente,quer ser convidado para entrar; quer que tomemos a iniciativa; não quer agir independente à nossa vontade.
Deus quer abençoar os lares, mas precisa ter um parceiro na família que ouça a sua voz e abra-lhe a porta da casa. Precisa ter alguém que seja o meio pelo quais os seus milagres e as suas bênçãos alcancem a todos.
No mundo dos negócios ou por algum objetivo o ser - humano usa da parceria pra alcançar esse objetivo ou alvo, uma vez alcançado, cada um segue em seus rumos diferentes.
Mas Deus quer uma parceria permanente com cada um de nós.
Um cônjuge trás a benção de Deus para o lar. O ideal é que todos sejam parceiros de Deus, mas, em todos casos, que ao menos um do lar seja.
Em Atos 16:30-34 lemos: "Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus." Por meio do marido (o carcereiro da história), a palavra, a salvação e as bênçãos de Deus, alcançou toda a família.
A família está nos planos de Deus, Ele a criou e a tem procurado fazer o possível para preservar essa instituição divina, e quer abençoar os lares, para torná-los uma família espiritual. E é bom observar que Deus sempre começa a agir em um lar através de um dos seus membros.
Deus usa homens, e não anjos, como parceiros (conforme podemos aprender na história de Cornélio registrada em Atos 10). Nesta narrativa, um anjo poderoso da parte do Senhor aparece a Cornélio, para elogiar-lhe, e dar a ordem para ele chamar Pedro, que ensinaria o que precisava aprender, é que ainda faltava algo importante à sua fé.
Já te ocorreu que o próprio anjo poderia pessoalmente, ter falado a Cornélio o que lhe faltava? Mas não o fez, antes, deu ordem para que Cornélio chamasse a Pedro. Aprendemos, pois nesta história, o princípio de que Deus usa homens e não anjos, e também que, a bênção de Deus alcança toda família a partir de um dos seus membros.
Milagres, só Deus pode fazer, mas antes de faze-los, Ele usará os seus parceiros. Vejamos mais dois exemplos:
"Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me e os meus dois filhos para serem escravos. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam com as vasilhas, e ela as enchia. Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou. Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto." (2 Reis 4:1-7)
Esta história apresenta uma família vivendo uma situação extremamente crítica: A perda do marido e pai que acabara de falecer; a falência financeira que acarretaria a perda dos filhos e da própria liberdade.
Mas havia um homem de Deus, o profeta Elias, e uma mulher de Deus, a senhora da casa. Ambos eram parceiros de Deus. Não fosse pela iniciativa da mulher em procurar o homem de Deus, o milagre jamais aconteceria. Uma grande desgraça cairia sobre aquele lar e o destruiria completamente. Entretanto, um milagre mudou a sorte e o destino da família. O milagre Deus operou, mas a iniciativa partiu da mulher em procurar ajuda. Deus pode mudar o destino da sua família, só precisa que tenha alguém da família que tome a iniciativa, como fez a mulher da história.
"Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro... Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas... Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava... Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura... Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro... Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido... Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir... Onde o puseste? Jesus... foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra. E Jesus... clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. " (João 11)
Aqui está mais uma lar arrasado por uma tragédia. Não fosse pela iniciativa das irmãs Marta e Maria de procurar Jesus, Lázaro jamais teria ressuscitado. Mas, este era um lar que tinha as portas abertas para Jesus, e elas puderam recorrer a Ele sem hesitar.
A ordem de Jesus nos ensina. "Tirem a pedra", isto vocês podem fazer, eu não preciso fazer por vocês. Ressuscitar, ninguém poderia só ele, e assim fez.
Confirmamos novamente os princípios apresentados acima. O que nós podemos fazer Deus não fará, Ele nos deixa participar do milagre, e para que seus milagres alcancem a família, necessário será alguém que tome a iniciativa.
É preciso agir enquanto há tempo.
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. – Isa. 55:6-8
Há um último exemplo de alguém que tentou tomar a iniciativa quando já era tarde demais, e assim, tanto ele como toda a sua família pereceu. Isto está registrado em Lucas 16:19-31, na parábola do rico e Lázaro.
O princípio estabelecido por Deus então é este: Apesar de não precisar de nós, Ele decidiu agir por nosso intermédio, e não agir independente à nossa vontade e cooperação.

O PERIGO DA FALTA DE DEUS NO LAR
A falta de Deus é o inimigo número um do lar. DEle se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma at-mosfera diferente, agradável e santa.
O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus. Há harmonia entre todos. Há louvores. Há devoção sincera ao Senhor. As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar e o lar é uma continuação da igreja.
Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. Não se cultua o criador, mas a criatura.
Não se ora, não se busca o Senhor. A Bíblia, se existir, está escondida. As músicas são profanas. Não existe harmonia no ca-sal nem nos filhos. As coisas materiais estão em primeiro lugar. 'Só se pensa em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversões e coisas mundanas! a casa é uma continuação do mundo.
É bom não esquecer o que diz o salmista: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127.1).
Quando o Senhor edifica, as bases, as colunas, as paredes espirituais, os muros ficam fortalecidos pelo Supremo Arquiteto.
Mas para que isso aconteça precisamos manter nossa parceria com Deus, precisamos cumprir nossos seus deveres cristãos. Em resumo, para ter Deus no lar, é necessário: Ter no lar uma vida de oração.
Deus está pronto para realizar milagres, abençoar e salvar, mas nós devemos dar o primeiro passo, tomar a iniciativa. O que podemos fazer, Ele não fará, e o que não podemos fazer Ele fará.
Ele te diz: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29:13)

"Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós" (Tiago 4:8).
Então só resta saber: Você tem sido um parceiro de Deus na sua casa? Se não tem sido quer você fazer um compromisso com Deus? Senhor vou tirar a pedra, vou abrir a porta do meu coração, entra na minha casa Senhor e habita nela.
Agora que já sabe o que deve fazer, ter um lar abençoado depende de você.

A bênção é de Deus, mas a iniciativa é sua.





Carlos Correia

0 comentários:

Postar um comentário